Escapamentos

Afinal, qual a função do sistema de escapamento de um automóvel?

O sistema de escapamento normalmente é algo que não causa grandes preocupações aos condutores e só é verificado quando o barulho torna-se diferente do habitual. Por isso é importante destacarmos a importância e a funcionalidade deles.

Função do Escapamento

Sua principal função é eliminar os gases produzidos após a queima dos cilindros, em palavras mais simples, ele desloca os gases filtrados para fora do veículo. Também podemos atribuir ao sistema de escapamento as funções de redução da poluição sonora e de manter a boa performance do veículo. Lembramos que os condutores que estejam com os escapamentos irregulares ou emitindo muita fumaça podem ser multados.

Por conta da má qualidade do combustível, o tempo de vida útil dos escapamentos acaba sendo menor do que deveria ser e a peça que tem o período de utilização mais afetado é o catalisador, justamente por conta de sua função que é a de transformar os gases poluentes em substancias menos prejudiciais ao meio ambiente.

Pesquisas apontam que há cerca de quarenta anos os escapamentos duravam cerca de cinco anos, pois o combustível não era adulterado de forma expressiva, logo apresentava uma qualidade superior a atual. Por conta dessas modificações que fazem com que o combustível perca a qualidade o sistema de escapamento pode chegar a três anos de uso. Por isso nos sugerimos que o sistema de escapamento seja revisado por completo a cada seis meses ou a cada vinte mil quilômetros e solicitar uma vistoria trimestralmente.

Abafador

O abafador é uma peça fundamental, pois ele é responsável pela diminuição do ruído, por conta disso alguns motoristas optam pela troca do abafador original pelo esportivo, pois o abafador esportivo possibilita que o fluxo de ar seja otimizado. O resultado o ganho de alguns cavalos de potência. Lembramos que a instalação deve ser efetuada em um oficina especializada, pois requer equipamentos específicos para fixação.

Dicas da Stradale Car Service

Procure lavar a parte de baixo de seu carro com sabão neutro e água, dessa forma você evitará o ressecamento das borrachas de suspensão.
Com o passar do tempo alguma peças  se deteriorarão, isso é natural, por conta da oxidação. Lembre-se de solicitar a substituição da peça deteriorada. Peças defeituosas do sistema de escapamento devem ser trocadas e não consertadas.
Evite estacionar em locais onde hajam folhas secas, lixo ou papeis, pois o catalisador pode apresentar altas temperaturas, ao em torno de 700º Celsius. Essa temperatura em contato com materiais inflamáveis podem causar um principio de incêndio

Peças que compõem o sistema de escapamento:

Abafador - Absorve os barulhos mais agudos.
Coletor de Estepe - Recolhe os gases e os envia para o tubo de descarga
Catalisador - despolui  os gases e os libera com menor agressividade à atmosfera
Tubos de estepe - Interligam as peças do sistema
Silenciador - Sua função é amenizar o barulho do motor

O objetivo das principais marcas de escapamentos no mundo é aperfeiçoar diariamente a tecnologia para proporcionar uma experiência de condução apaixonante para os entusiastas de supercarros e carros esportivos em todo o mundo. Trabalhamos com produtos com tecnologia de exaustão controlada por válvulas. O sistema possui três modos: on, off e automático. No modo on as válvulas estão totalmente abertas para prover o máximo de fluxo de ar, permitindo um desempenho maior e uma sinfonia arrebatadora. Ao pressionar o botão off as válvulas se fecham completamente, reduzindo significativamente o volume do som e proporcionando uma condução mais confortável. Para a derradeira experiência de condução, o modo automático é a escolha certa: o sistema funciona de acordo com os toques no pedal do acelerador e ajusta os movimentos da válvula automaticamente para uma tocada ainda mais prazerosa.

.
.
.

FALE CONOSCO